para crianças de 0 a 14 anos.
Prevenção
Limpeza dos dentinhos e aplicação de flúor
Restaurações facetas
Ordotontia e ortopedia
Condicionamento
Brincar, mostrar e fazer
Canal
Laserterapia
Aplicação de verniz
Extrações
Teste de linguinha
Selantes
Ulotomia
Consulta de urgência
Quais são os procedimentos realizados por um odontopediatra?
Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê; monitoramento dos primeiros dentes; acompanhamento da queda dos dentes de leite e nascimento dos dentes definitivos e controle/prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, etc.
E se eu não levar meu filho(a) para ser acompanhada por um odontopediatra?
A criança não terá consciência da importância da saúde bucal e poderá ficar traumatizada se atendida por algum profissional não especializado no atendimento de crianças!
Qual idade o meu filho(a) deve ter para realizar a primeira visita ao odontopediatra?
O ideal é que bebês de até 12 meses sejam avaliados por um odontopediatra. E é importante lembrar a importância da primeira visita quando surgir o primeiro dente.
É verdade que existem fatores de risco que colaboram para o surgimento da cárie?
Sim. A ausência dos hábitos de limpeza e/ou escovação, o aleitamento sem a higiene bucal, o consumo de carboidratos, a ausência de flúor na água e problemas congênitos.
Me disseram que antibióticos são responsáveis pelas cáries e destruições das coroas dos dentes.
Não é bem assim. Antibióticos não são os vilões mas sim a dieta cariogênica e a falta de higiene.
O que posso fazer para aliviar a angústia do meu bebê quando os primeiros dentes nascerem?
Infelizmente todos os bebês terão desconforto em maior ou menor grau. O que pode aliviar os incômodos são alimentos frios ou gelados, de consistência mais dura e também mordedores. Mamães e papais vocês também podem massagear o local com o dedo ou com uma dedeira e sempre busquem o respaldo profissional de um odontopediatra!
Bebês prematuros podem ter problemas específicos?
Sim. Os mais comuns são os defeitos de desenvolvimento de esmalte - o parto prematuro quebra o processo de crescimento que ocorre no último trimestre da gestação!
É verdade que crianças podem ter doença gengival?
Sim, geralmente ela está relacionada a má higiene oral.
Existe uma idade adequada para se iniciar um tratamento ortodôntico?
É importante realizar visitas periódicas ao especialista, mas tão logo você observe qualquer alteração no desenvolvimento dos dentes ou da mordida da criança o ideal é procurar tratamento, assim as intervenções serão simples, rápidas e poderão minimizar problemas futuros!
Meu filho(a) perdeu um dente permanente. O que eu faço?
Por mais que a situação seja preocupante é preciso manter a calma. Primeiramente encontre o dente, segure-o pela parte da coroa, lave-o em água corrente (nunca esfregue a raiz dele), recoloque ele no mesmo local que ele ocupava na arcada dentária, imitando a posição dos dentes vizinhos e mantenha ele sobre pressão. Em seguida, procure imediatamente o seu odontopediatra para que seja feita a contenção e os acompanhamentos. Quando o reimplante imediato não for possível, coloque o dente num pote com água ou soro fisiológico e leve rapidamente o paciente com o dente hidratado para o dentista. Quanto mais cedo o atendimento odontológico, maiores são as chances de sucesso do reimplante!
Posso fazer clareamento dental no meu filho(a)? Ele fará uma produção fotográfica e quero que ele fique perfeito.
Isso é imprudente e nada saudável pois prejudica os dentes ainda em formação.
Ranger os dentes à noite (bruxismo noturno) é comum em crianças na idade pré-escolar?
Sim, acontece muito no início das trocas dos dentes.
O leite materno influencia na saúde oral?
Ele é fundamental para o desenvolvimento da cavidade bucal. Outro ponto positivo é a presença de cálcio e o fósforo no leite materno colaboram para a formação de dentes mais saudáveis.